Peças Curtas

Na Temporada 2013 – o Tema é “Encontros e Desencontros do Amor”. As peças curtas escritas por Machado de Assis, Arthur Azevedo e Martins Pena, são verdadeiros documentários da sociedade carioca do século XIX-XX. Selecionamos comédias de Costumes, comédias “leves” com poucos personagens. A maioria dos textos selecionados provém da série Teatro à Vapor, um movimento artístico teatral, que se propunha a criar peças curtas para concorrer com o cinema e teatro de revista e trazer o público de volta ao teatro.

AMOR POR ANEXINS de Arthur Azevedo
Amor por Anexins foi escrita por Arthur Azevedo quando ele tinha 17 anos, foi seu primeiro trabalho teatral, um grande sucesso, encenada na época no Brasil e em Portugal. Esse texto inclui momentos musicais, mas como não há registros da música, adaptei uma melodia da Opera Carmen, de Bizet, às letras originais escritas pelo próprio Arthur Azevedo. Uma Costureira é cortejada por um amador de anexins, provérbios populares. No começo os anexins a incomodam, até que uma carta inesperada mude o destino dos dois.

CONFIDÊNCIAS de Arthur Azevedo
Duas amigas, Teresa e Leonor, trocam confidencias amorosas, estão tristes com a partida do noivo, mas as coincidencias são surpreendentes. A peça nos inspirou música e dança, nos fez pensar no frevo, por sua agilidade e leveza. O diálogo é todo escrito em versos.

UMA CONSULTA de Arthur Azevedo
peça curta de Arthur Azevedo da série teatro a vapor Uma viúva vai se consultar com um médico, mas bate por engano à porta de um advogado. Ele faz de tudo para que ela não perceba o engano. Introduzimos um elemento, o violino, que se encaixou perfeitamente no texto e ajuda na hora do feitiço virar contra o feiticeiro.

ENTRE O VERMUTE E A SOPA de Arthur Azevedo
Uma senhora convida o sobrinho de seu pretendente para jantar. Ela quer obter informações sobre seu possivel futuro esposo. Mas entre o brinde com vermute e a sopa de entrada do jantar, os destinos dos dois muda completamente.

UMA NOITE EM CLARO de Arthur Azevedo
Foi representada pela primeira vez em 1884, quando o seu autor tinha 19 anos. Uma mulher entra num quarto de hotel , com a intenção de fazer uma surpresa ao marido. Mas é ela quem será surpreendida e causará espanto ao homem que entrará no quarto.

COMO ME DIVERTI de Arthur Azevedo
Numa quarta feira de cinzas no Rio de Janeiro, Dona Maria chama um médico para examinar um jovem que mora em sua casa. Em seguida uma visita inesperada o patrão de Jorge.Ah Jorge. causou muita confusão em sua vida, do que poderia imaginar. O tema Oh AbreAlas que eu quero passer de Chiquinha Gonzaga, permeia a trama.

LIÇÃO DE BOTÂNICA de Machado de Assis
Uma Senhora recebe a visita inesperada de seu vizinho, um Botânico. Ele vem fazer um pedido muito original. Não quer que seu sobrinho encontre a sobrinha dela. Mas … acaba mudando de idéia

O COMEDIÓGRAFO de Arthur Azevedo , 10 min
Diante de uma critica de jornal uma comediógrafa, quase abandona a profissão. O texto em si é música, escrito integralmente em versos. Numa metáfora , ela tenta afinar seu violino e se afinar ao mesmo tempo.

O CAIXEIRO DA TAVERNA de Martins Pena
Um caixeiro pretende se tornar socio de sua patroa , viuva, Para alcançar o seu objetivo ele finge estar apaixonado por ela. Mas casa escondido com outra e quer que seu melhor amigo o ajude a esconder o fato. Só que chega o irmão da mocinha, um militar muito correto, que resolve esclarecer tudo.

Inscreva sua Peça Curta

Nos envie um e-mail para hissa@curtacomteatro.com.br com a duração prevista e a sinopse, com o número de personagens. Trabalhamos preferencialmente peças com 2 a 3 personagens A classificação deve ser LIVRE.

Não há uma verba destinada à autoria de peças curtas. O Curta com Teatro oferece a realização e divulgação das peças. A entrada é franca. A divulgação é realizada através de mídia impressa e virtual. Nos 9.000 folders mensais realizados e distribuídos pelo Forte de Copacabana, nossos 4.500 programas, 9.000 filipetas e 900 cartazes anuais, realizados e distribuídos pelo Curta com Teatro . Mais a mídia virtual www.curtacomteatro.com.br e no facebook Curta com Teatro com a possibilidade de link para o site/blog ou face da peça.

O(s) autor(es) são convidados a participar do bate papo no final da apresentação.