Curta Metragem

Na Temporada 2015 – Todos os filmes exibidos advém de uma parceria entre o Centro Técnico Audio Visual da Secretaria de Audio Visual do Ministério da Cultura e o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana.

O CINEGRAFISTA DE RONDON de Jurandyr Noronha, 9 min
Registro da vida e do trabalho de Luiz Thomaz Reis, cinegrafista que acompanhou as expedições de Rondon pelo Brasil desde 1915.

CONVERSA COM CASCUDO de Walter Lima Junior, 30 min
No filme Conversa com Cascudo, Walter Lima Jr registra o depoimento do escritor folclorista, historiador e pesquisador, Câmara Cascudo, sobre sua vida e seu despertar para o estudo das festas e danças do nordeste.

RETRATO DE VILLA-LOBOS de Miguel Schneider, 10 min
Esse documentário sobre o maestro e compositor Heitor Villa Lobos, aborda um pouco do seu processo criativo e sua busca de inspiração em temas nacionais. Algumas cenas foram gravadas no Conservatório Nacional de Música, quando o maestro ainda vivia.

ALBUM DE MUSICA de Sergio Sanz, 10 min
Sergio Sanz começou no cinema em 1958 como assistente de direção de Ruy Guerra Dirigiu mais de 20 documentarios e ganhou vários premios. Album de música retrata um pouco da história da música brasileira, com imagens raras de Pixinguinha, Almirante, Ismael Silva, Nelson Cavaquinho, Cartola… Gilberto Gil e Macalé comentam o filme, com depoimentos de Nara Leão e Nelson Motta.

MEMÓRIA DO CARNAVAL de Adhemar Gonzaga, 20 min
Através de trechos de “A voz do Carnaval” de Humberto Mauro e Adhemar Gonzaga e de cinejornais, é mostrado o carnaval carioca dos anos 30. Banhos de mar à fantasia, desfiles na Cinelândia e bondes apinhados de gente fantasiada.

UM APÓLOGO – MACHADO DE ASSIS de H. Mauro, 15 min
Realizado por ocasião do centenário de Machado de Assis, o filme faz uma breve biografia do escritor, citando suas principais obras. Em seguida dramatiza o célèbre “Apólogo da Agulha e da Linha”declamação de Judith A. Corrêa.

UMA ALEGRIA SELVAGEM de Jurandyr Passos Noronha, 14 min
Utilizando material de arquivo que inclui a voz de Santos Dumont este filme retrata um pouco da época em que viveu o Pai da Aviação. O título Uma alegria selvagem” é encontrado nas memórias de Santos Dumont.

CHORINHOS E CHOROES de Antonio Carlos Fontoura
O chorinho, música chorosa e sentimental, teve sua origem no final do século XIX. Os instrumentos característicos são bandolim e a flauta. Vamos ouvir alguns dos mais conhecidos chorões

MARTINS PENA de Humberto Mauro, 34 min
Adaptação cinematográfica da peça O Judas em Sábado de Aleluia, do criador da comédia brasileira de costumes: Luiz Carlos Martins Pena.

Inscreva seu Filme Curta Metragem

Nos envie um e-mail para hissa@curtacomteatro.com.br com o título, duração, ano de realização, ficha técnica e uma sinopse da obra. A classificação deve ser LIVRE.

Não há uma verba destinada à projeção de Filmes Curta Metragem. O Curta com Teatro oferece a divulgação de filmes curta-metragem. A entrada é franca. A divulgação é realizada através de mídia impressa e virtual. Nos 9.000 folders mensais realizados e distribuídos pelo Forte de Copacabana, nossos programas, filipetas e cartazes, realizados e distribuídos pelo Curta com Teatrowww.curtacomteatro.com.br e no facebook Curta com Teatro com a possibilidade de link para o site/blog ou facebook do filme.

A equipe de realização do filme é convidada a participar do bate papo no final da apresentação.